Bela, glutona e do mundo · Café da manhã/Petit déjeuner · Contrainte imposée · Prato principal/Plat

Venha provar meu brunch: Ovos no purgatório ao molho de berinjela defumada

shakshuka chaud patate 2

fr.png     cliquez ici pour la version en français     fr.png

brasil     versão em português     brasil

Para participar da edição 54 do desafio Battle Food eu escolhi reproduzir uma receita saborosíssima e cheia de personalidade do blog Lilica Gourmet. Em junho fui a responsável por organizar o Foodista Challenge #31 na blogosfera francesa e defini como tema a comida defumada. Muitas produções abriram meu apetite, mas a receita de shakshuka defumado ganhou meu coração – e meu estômago. Assim como os huevos rancheros, temos ovos cozidos dentro de um molho de tomate caseiro, aqui temperado com páprica defumada. Nesse molho se desmancha a polpa de uma berinjela queimada na chama do fogão e, portanto, também com aromas de defumado. Além disso, o cozimento dos ovos é finalizado com uma técnica rápida, fácil e eficiente que conto mais abaixo. Para mim, o prato tem o gosto do cheiro das cozinhas onde tem fogão à lenha ou do aroma das panelas de barro de minha mãe. Dá pra entender?

A receita já se tornou uma das minhas favoritas. E nada mais justo que reproduzi-la – com todos os créditos para Carla do Lilica Gourmet – para o Battle Food 54, cujo tema é o brunch. Entre o café da manhã (breakfast) e o almoço (lunch), os ovos servidos dessa maneira são um sucesso! Sobretudo regados com um iogurte de kefir recém-coado. Então  confira a receita, venha provar o meu brunch e me diga se eu tenho ou não tenho approach!

shakshuka chaud patate 0

A receita original é perfeita, mas precisei fazer pequenas adaptações aqui em casa: 1) dobrei a quantidade para servir quatro pessoas com molho extra pra melar o pãozinho e raspar o prato e 2) como não tinha tomates suficientes em casa, precisei acrescentar extrato de tomate para formar meu molho.

Ingredientes

  • 1 berinjela
  • 1 colher (sopa) de azeite de oliva
  • 1 cebola em cubos pequenos
  • 1 dente de alho amassado
  • 1 colher (sopa) de extrato de tomate
  • 1 tomate em cubos
  • 1 pitada de açúcar (meu toque pessoal para quebrar um pouquinho da acidez)
  • 1 colher (chá) rasa de cominho
  • 1/2 colher (chá) de páprica defumada
  • 180 ml de água (quantidade adaptáel de acordo à espessura preferida para o molho)
  • 4 ovos
  • sal
  • pimenta do reino
  • iogurte natural para acompanhar
  • Para defumar o prato: 1 pedaço de carvão catado lá da churrasqueira e 2 colheres (chá) de óleo vegetal

Preparo

Defume a berinjela: pique com uma faca a pele do legume e leve-o diretamente à chama do fogão, virando para que queime de todos os lados. Remova a pele queimada e reserve a polpa defumada.

Paralelamente, prepare o molho de tomate: em uma frigideira, doure a cebola em azeite e acrescente o alho. Adicione o cominho e a páprica defumada e delicie-se com com o cheiro que a cozinha ganha nessa hora. Incorpore o extrato de tomate e a polpa da berinjela. Junte água e espere ferver, retificando a espessura do molho a gosto. Tempere com sal e pimenta do reino.

Cozinhe os ovos: Com uma colher, abra buracos no molho e coloque os ovos nesses espaços, um a um. Uma pitadinha de sal em cada ovo e é só deixar cozinhar, em fogo baixo e sem tampa, por 3 minutos.

Defume o prato:  Para acentuar o gosto, siga a técnica ilustrada ao lado (fotos do site Lilica Gourmet). Acenda o carvão colocando-o diretamente sobre a chama do fogão ou com um maçarico (foi o que eu fiz). Na panela do shakshuka coloque um pedaço de papel alumínio dobrado como um recipiente e deite 1 colher de óleo de cozinha. Cuidadosamente, coloque o carvão incandescente no papel alumínio (use um utensílio adequado – não vá queimar sua pinça de silicone!) e regue com mais 1 colher de óleo. Cubra rapidamente e deixe cozinhar por mais 3 minutos. Assim a gema fica mole e escorre quando cortada, mas se preferir a gema bem cozida deixe mais um minutinho. Jogue fora o “aparelho de defumação caseira improvisado”  sirva imediatamente, acompanhado de iogurte para trazer frescor e pães para raspar até a última gota de molho.

shakshuka chaud patate 1

shakshuka chaud patate 4

Comme moi, partez vous aussi à faire le tour des blogs et découvrir les préparations pour un brunch entre amis chez les participants du défi:

 

Anúncios

2 comentários em “Venha provar meu brunch: Ovos no purgatório ao molho de berinjela defumada

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s