Bela, glutona e do mundo · Chá da tarde/L'heure du thé · Cuisinothèque · Défis culinaires · Sobremesas/Dessert

Muffin chocolat-mûre / Bolinho de chocolate e amora

muffin chocolat mure chaud patate 01.jpg

brasil     versão em português no fim da página     brasil

fr.png     version en français     fr.png

Comme une envie de chocolat ? Et bon, je vous livre encore une recette du livre Pâtisserie ! de Christophe Felder, l’ultime référence dans le thème. La recette originelle associe chocolat et framboise, certe un vrai délice, mais moi j’ai remplacé le fruit par des mûres que je disposais à la maison. La recette du muffin bien moelleux est inratable. Par rapport à la farce fruitée, si vous voulez donner une touche exotique, je vous suggère un morceau d’avocat ou de chair de goyave qui vont très bien avec le chocolat. La figue aussi ce n’est pas mal du tout.  À vous de jouer !

Ingrédients pour 12 muffins

  • 100 g de chocolat noir à 60% de cacao
  • 110 g de beurre
  • 4 oeufs
  • 150 g de sucre semoule
  • 60 g de farine
  • 1 càs de cacao em poudre non sucré
  • 12 mûres fraîches ou surgelées
  • 1 banane
  • un peu de beurre et de farine pour le moule (dispensable si vous utilisez des moules en silicone)

Préparation

Faites fondre le chocolat haché et le beurre au bain-marie. Le beurre et le chocolat doivent être bien fondus. Cassez les oeufs dans un récipient et ajoutez le sucre semoule. Fouettez le tout de manière à obtenir une texture mousseuse. Lorsque les oeufs sont suffisamment montés, incorporez le mélange chocolat + beurre tout en fouettant. Tamisez la farine et le cacao en poudre sur la pâte. Finissez le mélange au fouet. Déposez 1 cuillère de la pâte dans des moules à muffins beurrés et farinés. Puis, déposez-y 1 mûre. Après avoir recouvert la framboise de pâte, insérez 1/2 rondelle de banane dans chaque muffin. Enfournez 12 minutes à 210º C.

Jpeg

Appropriez-vous la recette # 4Avec cette recette je participe au jeu Appropriez-vous la recette 08 du blog La Table de Clara qui nous invitait à réaliser des desserts chocolatés. Et si comme moi vous aussi adorez le chocolat, n’hésitez pas à découvrir nos autres recettes cacaotées telles que :

 

quatre quarts fausse tonka jacquier 0
Quatre-quarts chocolat et fausse fève tonka

 

Jpeg
Verrine chocolat-mûre

 

brasil     versão em português     brasil

Um dos livros mais gostosos da minha prateleira é o Pâtisserie de Christophe Felder: 210 receitas, 3200 fotos, a última referência no assunto como eles dizem na capa. E cada receita testada é uma receita aprovada. A técnica é bastante clara e as fotos do passo a passo “empoderam” qualquer confeiteiro amador. Yes, we can e we love o resultado. 😀  Não é a primeira vez que publico uma receita de Monsieur Felder. Lembram da sobremesa de chocolate com amoras de alguns natais atrás?  Quem gosta do creme de chocolate industrial vai dar um upgrade com essa versão caseira e personalizável com framboesa, morango, amora, cassis… sem aditivos, com chocolate não hidrogenado e você ainda tem o bônus de raspar a tigela!

Jpeg

Hoje eu vou de chocolate com amora mais uma vez, mas ao invés de verrine cremosa teremos bolinho fofo e molhadinho. A receita original leva framboesas inseridas na massa, mas a gente sabe quanto custa uma bandejinha delas por aqui, não é! A amora congelada é uma berry um pouco mais em conta (e eu tenho bastante no freezer), mas nada impede que adaptemos nossos orçamentos às nossas frutas da estação, consumindo local e abrasileirando a receita. Fevereiro tem safra de abacate, figo e goiaba que com certeza combinam com esse bolinho de chocolate. Pra quem tem a sorte de morar no nordeste do país, já pensou achar uma carninha de seriguela madura ou um azedinho de pitanga escondido no chocolate? A fruta (sem caroço!!) é à escolha, mas tomem nota da receita da massa que tem as proporções certinhas para um bolinho molhado e delicioso.  O tempo de forno também é crucial para não ressecar, tá! O rendimento da receita é de 12 muffins.

muffin-chocolat-mure-chaud-patate-001.jpg

Ingredientes

  • 110 g de chocolate 60%
  • 110 g de manteiga
  • 4 ovos
  • 150 g de açúcar
  • 60 g de farinha de trigo
  • 1 colher (chá) de cacau em pó
  • 12 framboesas ou amoras frescas ou congeladas
    • abacate, figo, seriguela, umbu e goiaba são frutas da estação que combinam com chocolate
  • 1 banana
  • manteiga e farinha de trigo para untar as forminhas (dispensável para formas de silicone)
  • pó decorativo comestível

Preparo

Você pode usar um batedor elétrico ou um fouet para preparar esse bolinho. Comece derretendo o chocolate e a manteiga em banho-maria. Em uma outra tigela bata o açúcar e os ovos até cremar (dobrar de volume e ficar aerado). Incorpore as duas misturas, sempre batendo. Peneire a farinha de trigo e o cacau em pó sobre a massa e misture bem para homogeneizar. Despeje um pouco de massa nas forminhas de alumínio untadas e enfarinhadas mas, se usar formas de silicone, não é preciso untar nem enfarinhar. Coloque uma amora em cada forma e cubra com mais massa. Coloque, por último, uma rodela de banana sobre cada bolinho e leve ao forno pré-aquecido a 210º C por 12 minutos. Depois de desenformados e frios, decore os bolinhos com framboesas e pó comestível dourado.

Anúncios

Um comentário em “Muffin chocolat-mûre / Bolinho de chocolate e amora

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s