Acompanhamento / Garniture · Português / Portugais

Tomatinhos verdes fritos

tomates 01 chaud patatetomates 03 chaud patatetomates 02 chaud patate

fr.png     cliquez ici pour lire la version en français     fr.png

brasil     versão em português      brasil

Coisa boa ir em casa! Na primeira quinzena de novembro tive a delícia de voltar à Bahia para rever a família e quão oportuno não foi encontrar um pé de tomate-cereja no jardim, já invadindo a garagem dos meus pais. Deu de brotar justo ali, fora dos limites da horta, e lá se desenvolveu e deu frutos. Sempre tive vontade de experimentar tomates verdes fritos tanto pela admiração pelo filme (sensacional, protagonizado por mulheres valorosas e fortes) quanto pela ideia que fazia do sabor, da textura, da acidez. E, olha, é tudo isso mesmo! A receita original é com rodelas grossas de tomates, mas diante daquelas belezinhas de cachos no jardim de casa não deu outra: almoçamos tomatinhos verdes fritos e ficou a coisa mais mignonne do mundo! Da horta de tia Fau (mãe e exímia pintora de panos de prato^^) ainda vieram lindas pimentas cambuci e uma aromática salsa crespa que transformei em maionese para acompanhar os tomatinhos.

Ingredientes

  • pencas de tomates-cereja ainda verdosos, mas não muito
  • pimenta cambuci vermelha fresca
  • salsa crespa fresca
  • alho sem o gérmen (o miolinho que atrapalha a digestão)
  • azeite de oliva
  • farinha de trigo
  • ovos batidos temperados com sal e pimenta do reino
  • farinha de milho (fubá)
  • óleo vegetal para fritura

Preparo

Tempere os cachos de tomate-cereja com sal e azeite de oliva e reserve. Pique a pimenta cambuci vermelha, a salsa crespa e o alho (sempre sem o miolinho) bem miudinho. Adicione um pouco desse tempero à farinha de trigo que servirá para empanar os tomates e reserve o restante para a emulsão.

Coloque os temperos picados no liquidificador e prepare uma maionese vegana emulsionando tudo com azeite de oliva que deve ser adicionado em fio, aos poucos, até obter a textura desejada. Todos os mistérios para preparar uma maionese caseira e personalizada estão desvendados aqui, ó!

Empane os tomates passando-os primeiro na farinha de trigo, depois nos ovos batidos (temperados com sal e pimenta do reino) e, por último, no fubá de milho. Frite os cachos de tomate por imersão em óleo quente até que fiquem dourados. Disponha-os em papel toalha para remover o excesso de gordura.

Eu servi os tomatinhos como acompanhamento de um prato composto por purê de inhame, peito de peru marinado em ervas e, claro, a maionese de pimenta cambuci e salsa crespa. Na degustação, percebi que os tomates mais novinhos e mais verdes deixaram um gosto amargo no final. Outros, ainda verdosos mas colhidos naquele ponto antes de alaranjar, ficaram perfeitos, guardando uma acidez na medida certa e sem amargor.

tomates 05 chaud patate

tomates 06 chaud patate

Uma das coisas que mais sinto falta lá de casa é a horta de tia Fau e a generosidade que há ali. Entre pitangas, mangas diversas, maracujás, pimentas, alfaces, batatas doces coloridas, ervas frescas a colher do pé, rabanetes e beterrabas, caramoelas e ervilhas tortas, a vontade de cozinhar vem fácil e o prazer de colher o próprio alimento e dividi-lo com a família querida é indescritível. Encerro esse artigo com a mão sempre carinhosa de mainha colhendo tomatinhos em seu jardim agora verdejante (salve a chuva na caatinga!) e fico aqui cheia de saudades dessa casa, seu jardim e da gente que mora lá.

tomates vertes 00 chaud patate

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s